Subscribe to RSS feeds

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Foi resvés Campo de Ourique...

Em primeiro lugar quero agradecer ao nosso responsável blogueiro por dinamizar o blog com estas novas rubricas semanais temáticas que tornam este espaço mais apelativo e um pouco mais viciante, uma vez que doravante, vamos estar sempre ansiosos por saber quais as temáticas abordadas por cada um, no seu devido dia.
Já todos nós ouvimos dizer e dissemos vezes sem conta a expressão "foi resvés Campo de Ourique", sendo que é óbvia a razão pela qual a utilizamos. Sempre que algo escapou por milagre, passou à justa ou por um triz, utilizamos esta expressão... Mas porquê Campo de Ourique?
Vamos enquadrar esta expressão no espaço e no tempo para percebermos bem o seu significado. Campo de Ourique é um bairro de Lisboa situado entre Campolide e Alcântara, a escassos 200 metros das aclamadas e conhecidas Torres das Amoreiras. O bairro situa-se numa colina de Lisboa, sobranceira ao Vale de Alcântara, que durante vários anos foi um impedimento à expansão da cidade, fazendo com que o bairro de Campo de Ourique ficasse "mesmo à justa" das muralhas da cidade. Como todos sabemos, dia 1 de Novembro de 1755, um forte terramoto devastou grande parte do litoral sul do pais e provocou um maremoto, que com as suas ondas gigantes devastaram grande parte da cidade de Lisboa com índice de destruição bastante elevado nas zonas baixas. O aqueduto das águas livres, tinha sido construído à relativamente pouco tempo, não sofreu nenhum dano face à força da água que irrompeu pelo Vale de Alcântara. Os seus 35 arcos ficaram milagrosamente intactos num dia em que as águas do Tejo subiram tanto que quase chegaram ao bairro de Campo de Ourique. Caso as águas tivessem subido mais uns metros, muito provavelmente, o aqueduto estaria hoje em ruínas. As águas do Tejo ficaram "resvés Campo de Ourique" e aquela zona da cidade escapou por pouco... Estes foram os eventos que deram origem a esta expressão popular, que utilizamos no dia-a-dia. Espero ter sido esclarecedor e ter satisfeito a curiosidade de alguns. Tenham uma boa semana e até breve!
DK_Limp (aka Pedro Alves)

2 comentários:

Dk_Nepo disse...

Gostaria de afirmar o quão feliz sou por ser vosso amigo, que é, MUITO! Penso que somos um grupo cada vez mais completo e diferente(no bom sentido, é claro!). Apesar de nem sempre podermos estar todos juntos fisicamente(não pensem ordinarices), por esta ou por aquela razão, certo é que criámos uma forma de estarmos juntos de outra forma, além do GMAIL que junta alguns de nós diariamente, temos este nosso blogue, que está simplesmente FANTÁSTICO, nomeadamente com a inclusão das mais recentes rubricas que tiveram sucesso imediato, tais como, "A voz da razão(Provedor do árbitro)", "Pensamento da semana", "VIME à quarta!(lindo)" e a recém nascida "Dismistificação dos provérbios Populares". Pois bem, em resumo quero congratular todos os dkais pelo trabalho feito pela inovação do blogue e torná-lo no que eu considero, uma "Biografia DK online". Bem hajam amigos!

Filipa disse...

As coisas que eu aprendo com o meu irmão...
Não te esqueças de desmistificar o "Foi por uma unha negra..." porque essa expressão é um dos mistérios da vida.
Beijinhos!