Subscribe to RSS feeds

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ficar a ver navios...

Bom dia a todos! É com grande satisfação que volto mais uma semana para satisfazer a curiosidade de alguns face a expressões da nossa língua, cuja origem desconhecemos. A semana passada ficámos a saber a razão do famoso "Resvés Campo de Ourique" e já que entrámos num período histórico marcante para o pais, esta semana vamos continuar, com a expressão "ficar a ver navios". A razão pela qual a utilizamos é do conhecimento de todos. Sempre que perdemos um bom negócio, fomos ludibriados ou perdemos algo, ficámos portanto, a ver navios. Mas porquê navios e não outra coisa qualquer? Simples...
Vamos enquadrar esta expressão no tempo e vamos recuar até ao ano de 1558 D.C., ano do inicio do reinado de D.Sebastião com apenas 4 anos de idade (sim 4 anos de idade! Um puto!). Com tão tenra idade, o rapaz não pode assumir desde logo as funções de rei e ficou uns bons anos a sofrer uma educação bastante "floreada" e "cor de rosa" por parte dos seus tutores. O rapaz cresceu sob uma forte influência católica e decidiu viver afirmando que Deus o tinha trazido ao mundo para grandes feitos e como tal, D.Sebastião tornou-se num Cavaleiro Medieval Místico que queria dar continuidade às cruzadas e combater os infiéis, os MOUROS! Conclui-se que a lavagem cerebral que o rapaz levou foi bem pior do que se imaginava... E se ele queria guerra, assim a teve. Em 1578, já adulto, D. Sebastião investiu numa campanha inglória contra o Rei de Marrocos Abd-al-Malic numa tentativa de mostrar quem é que era o melhor aqui da zona. A 4 de Agosto, na famosa batalha de Alcácer Quibir, o exército português saiu derrotado e D. Sebastião desapareceu sem deixar rasto, deixando a independência de Portugal em risco. Em 1580, o pior aconteceu e o pais ficou sob o domínio de Espanha e seu rei D. Filipe II, o sucessor na linhagem do trono. A partir dai, as pessoas que não se conformaram, passaram a deslocar-se diariamente a um sitio em Lisboa chamado Alto de Santa Catarina para observar os navios do porto à espera que o rei D. Sebastião viesse num deles para devolver a pátria aos Portugueses. O tal regresso do rei numa manhã de nevoeiro nunca aconteceu e todos os que foram para o Alto de Santa Catarina ficaram apenas...a ver navios! Claro que D.Sebastião tinha mesmo ido desta para melhor e foi preciso esperar até ao dia 1 de Dezembro de 1640 para que um tal de D. João IV surgisse para pôr os Espanhóis no pais deles e começar assim a ultima dinastia de Reis que Portugal teve, a dinastia de Bragança... E foram estes os acontecimentos que deram origem a esta expressão que tanto utilizamos no dia-a-dia. Espero ter sido esclarecedor e ter satisfeito a curiosidade de alguns e espero que ninguém tenha "ficado a ver navios"... Tenham uma boa semana e até breve DK_Limp (aka Pedro Alves)

2 comentários:

DK_Portela disse...

Estou estupidofacto com a cultura geral, com o nivel e a classe a que este blog chegou.

Dk_Laner disse...

Arre... é mesmo de arrepiar....

Nem nos pensamentos mais longiquos nós pensamos nisto! Já estou mesmo a ver, aquando a decisão de se fazer o Blog, na Janta Dk, alguém dizer assim: "eh pah!!! Se calhar deveriamos falar no Blog sobre a Morte de S.Sebastião, ou as grandes cheias de Lisboa...". Por certo que logo de seguida essa mesma pessoa seria apedrejada e uivada de forma clara e substancial por todos os outros DK's!

Brilhante Blog este!